1. Acesse o menu “Custos Operacionais”

  • No menu lateral da Nemu, clique em “Custos Operacionais”.
  • Essa seção é onde você poderá adicionar e gerenciar investimentos por canal e outros custos.
Menu Custos Operacionais

2. Clique em “Adicionar”

Você verá duas opções:
  • Adicionar investimento por canal
  • Adicionar custo operacional
Menu Custos Operacionais

3. Entenda a diferença entre os dois tipos

  • Investimento por canal: use para custos relacionados a canais de marketing (ex: CRM, e-mail, influenciadores etc.) para calcular o ROI.
  • Custo operacional: use para despesas gerais (freelancers, aluguel, estúdio, etc.) que não precisam estar ligados a um canal específico.

4. Adicionando investimento por canal

Você pode fazer isso de duas formas:

4.1. Adicionar individualmente

  • Preencha os campos:
    • Título (ex: Campanha CRM Março)
    • Source, Medium, Campaign, Content (UTMs que você já usa)
    • Data de início e fim
    • Valor total investido
  • O valor será distribuído proporcionalmente por dia no período indicado.
Formulário Individual

4.2. Importar em lote

Ideal se você tiver muitos investimentos para adicionar de uma vez só. Passos:
  1. Clique em “Importar em lote”
  2. Baixe o template fornecido
  3. Preencha as colunas:
    • Título
    • Source, Medium, Campaign, Content
    • Data de início e fim
    • Valor total
  4. Envie o arquivo de volta pela plataforma
Importante:
  • Mantenha o padrão de UTMs que você já utiliza, para garantir o vínculo com os canais.
  • As datas são usadas para calcular o investimento diário (ex: R10.000por10dias=R10.000 por 10 dias = R1.000 por dia).
Importar em Lote

5. Visualize e edite seus investimentos por canal

Na própria aba “Custos Operacionais”, selecione a guia “Investimentos por canal” para ver todo o histórico de uploads que você realizou.
  • É possível editar ou excluir cada item.
  • Ali você vê o nome do investimento, valor diário, datas e data de criação.
Histórico de Investimentos por Canal

6. Veja os dados nas abas de campanhas

Após adicionar os custos:
  • Vá até Campanhas > Todos os Canais para ver os dados de ROI, Receita, Gasto, etc.
  • Os investimentos que você adicionou serão distribuídos nos respectivos canais e UTMs.
Além disso:
  • Os canais inseridos por você também aparecem na aba “Outros”.
  • A aba “Outros” mostra as UTMs detalhadas (Fonte, Campanha, Mídia, Conteúdo).
  • Importante: se você não preencher os campos de campaign, medium ou content no momento do upload, esses campos aparecerão em branco na visualização da aba “Outros”.
Aba Outros - Campanhas

Pronto

Você agora consegue medir o retorno de canais que não possuem integração direta com a Nemu e também controlar seus custos operacionais em um só lugar.